Mobilidade Urbana foi debatida em evento na Câmara Municipal

Evento faz parte da Semana da Mobilidade Urbana e debateu a relação da pandemia com a mobilidade em grandes cidades

Mobilidade Urbana foi debatida em evento na Câmara Municipal

Por: Silvia Morais - Fotos: Aline Pereira

Integrando a programação da “Semana da Mobilidade Urbana”, foi realizado evento de forma remota nesta quarta-feira, 23 de setembro.

Aprovado pela Câmara no ano passado o projeto que inclui a Semana da Mobilidade Urbana no Calendário Oficial de Eventos do Município, sendo comemorado anualmente na semana do dia 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.

Participaram do evento que teve como tema a mobilidade urbana e a pandemia de COVID-19, Myriam Tschiptschin, gerente do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e coordenadora do curso de Smart Cities do Instituto Europeo de Design, e Leticia administradora de empresas pela FGV – EAESP, com pós-graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas,  e idealizadora do Paulista Aberta.

A relação entre mobilidade urbana e saúde, foi apontada por Myriam onde cidades que priorizam a mobilidade normalmente são cidades que gastam menos com saúde pública, tendo uma taxa bem menor de diabetes e obesidade, comorbidades que potencializam os danos causados pela COVID. E a qualidade do ar é bem melhor nestas cidades, evitando grande parte de doenças respiratórias.

Neste momento de pandemia que o mundo vive, também foi discutido o quanto é importante que as cidades priorizem o caminhar, as ciclovias ao transporte coletivo que tem aglomerações sendo uma dos locais de maiores contágio na pandemia.

Foram mostrado exemplos de muitas cidades no mundo que adotaram a prioridade de transportes não motorizados, com planejamento e dando preferência ao pedestre e ciclovias. Cidades onde havia esse planejamento a execução emergencial aconteceu.

Um dos aspectos positivos que a pandemia trouxe foi que muitas empresas estão se posicionando favoravelmente ao home office, inclusive com a adoção permanente desse novo modo de trabalhar, ocasionando assim uma demanda menor de veículos circulando e consequentemente diminuindo os níveis de poluição e trânsito nas cidades.

Encerrando o evento, ficou claro que após a pandemia o transporte público não será o mesmo, assim como o planejamento das cidades, e a expectativa é que mudanças serão feitas priorizando a mobilidade urbana.